Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Guarulhos recebe o projeto Teatro a Bordo

Realizado em um contêiner transformado em palco, o Circuito EDP Teatro a Bordo chega a Guarulhos nos dias 13 e 14 de maio, trazendo espetáculos de teatro, música e cinema. A iniciativa é uma parceria do Teatro a Bordo com a empresa EDP Bandeirante, distribuidora do grupo EDP. Este ano o projeto traz atrações diferentes voltadas para a comédia popular e muitas novidades, entre elas a montagem de “Mais quero Asno que me carregue, que Cavalo que me derrube”, em homenagem ao autor e diretor Carlos Alberto Soffredini.

O contêiner do Circuito EDP Teatro a Bordo chega a Guarulhos nos dias 13 e 14 de maio trazendo uma diversificada programação que inclui peças de teatro, oficinas educativas, apresentações musicais, contadores de histórias e sessões de cinema. As apresentações são todas gratuitas e vão ocorrer na Praça Oboró, no Bairro São João. Além do Grupo de Teatro a Bordo, Cia Arueiras do Brasil e Barracão Teatro, o projeto conta com a participação de um convidado local. Todas as apresentações serão abertas para estudantes das escolas da região.

Realizado em um contêiner transformado em palco, o projeto é uma parceria do Teatro a Bordo com a EDP Bandeirante e visa promover atrações culturais de qualidade em cidades carentes desses eventos.

Neste mês, o circuito também passará por Poá (18 e 19) e Suzano (20 e 21). A iniciativa tem apoio da EDP Bandeirante, Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e das prefeituras locais.

O apoio ao desenvolvimento do projeto Circuito EDP Teatro a Bordo faz parte da política da EDP de investimento à cultura. “Além de promover o acesso a manifestações culturais das comunidades locais onde a Companhia atua, a proposta do Grupo é privilegiar o patrimônio cultural e os valores nacionais. Desta forma, apóia projetos culturais de qualidade e o desenvolvimento da produção artística nacional, com incentivo à formação de novos artistas”, explica António Pita de Abreu, diretor-presidente da EDP no Brasil.

A arte do projeto e a cenografia são assinadas por Lia Renha, responsável pela direção de arte de minisséries televisivas como “O Auto da Compadecida” e “Hoje é dia de Maria”, e pelo cenário de filmes como “Tieta do Agreste” e “Caramuru – a Invenção do Brasil”.

Para esta edição há muitas novidades, como conta Talita Berthi, idealizadora e produtora do projeto: “Estamos com uma nova programação. Com a direção de Ednaldo Freire, formamos o Grupo de Teatro a Bordo, em parceria com a Cia Arueiras do Brasil para a montagem de “Mais quero Asno que me carregue, que Cavalo que me derrube”, fazendo uma homenagem a Carlos Alberto Soffredini. O espetáculo foi montado exclusivamente para ser encenado no contêiner do projeto.”

Além da homenagem a Soffredini, o projeto terá a oficina Recicla Mundo, com a confecção de brinquedos, bonecos e instrumentos musicais utilizando sucatas e material reciclável; a “contação” O Colecionador de Histórias que inclui três narrativas com diferentes personagens e muita interação em adivinhações, provérbios, músicas e outros elementos da tradição oral; os espetáculos infantis A Centopéia Judite (já adaptado e filmado para a TV Cultura, no Programa Teatro Ra Tim Bum) e A Água que fugiu do Lago do repertório da Cia. Arueiras do Brasil.

Na área de literatura e música será a vez da Roda de Cantoria, com o compositor, cantor e violonista Jorge Lampa, com temas do cancioneiro popular. Para os adultos, outra opção teatral é A Julieta e o Romeu, baseado em cenas clássicas do famoso escritor William Shakespeare, encenado pelo grupo Barracão Teatro.

“Pensamos em uma programação que aposta no poder reparador da comédia popular que faz o público rir das situações em que se enxerga e se identifica. Esse riso é de prazer, mas também de esperança, por reconhecer-se como único protagonista da mudança de sua própria história”, completa Talita.

Programação em Guarulhos

Local: Praça Oboró – Bairro São João

Horário
Quinta-feira – 13 de maio

14 horas
Oficina – Recicla Mundo

15 horas
Teatro para Crianças – A Centopéia Judite – Cia. Arueiras do Brasil

17 horas
Contação de Histórias – O Colecionador de Historias

19 horas
Roda de Cantoria com Jorge Lampa

20 horas
Teatro – A Julieta e o Romeu – Grupo Barracão Teatro

Horário
Sexta-feira – 14 de maio

14 horas
Oficina – Recicla Mundo

15 horas
Teatro para Crianças – A Água que Fugiu do Lago – Cia. Arueiras do Brasil

17 horas
Convidado Local

19 horas
Cinema – Sessão de Curtas-Metragem

20 horas
Teatro – Mais Quero Asno que me carregue, que Cavalo que me derrube – Grupo de Teatro a Bordo

0 comentários:

Postar um comentário